setembro 18, 2012

Lutando por seus Direitos!!!


Estava teclando com Jeferson, quando ele lembrou de contar-me que no dia anterior (ainda em agosto/12), Sofia deu um pity dentro do ônibus... Ele disse que só vendo, contando não dá nem para imaginar.
Ela foi chorando até em casa e chorou muito tempo na noite, foi dormir chorando...  Já estavam até  preocupados achando que ela estivesse com alguma dor.
Certamente de muita raiva, pois no dia seguinte ele foi conversar com ela para saber o que houve, pois no dia anterior não havia clima...
Sofia mais calma explicou que as pessoas na fila do ônibus não deixavam ela e a mamãe entrar, estavam empurrando... E elas estavam na frente da fila.
Jeferson frisou que ela vai puxar ao povo da minha família (lado de Thaís para Sofia), do tipo que abre a boca mesmo quando não gosta de algo. Nisso ele está certo, não somos contestadores, como muita gente nos define, mas fazemos valer nossos direitos e lutamos por eles!!
Mas se assim for, Sofia ainda vai sofrer muito, pois o "políticamente correto" é raridade em nossos dias, parece que as pessoas não sabem mais o significado de palavras como respeito, ética, direitos...
Hoje parece ser cada um por sí!!!
Já sofri muito com isso e vivia dando murro em ponta de faca... Mas agora eu só deixo...
Ainda não consigo ter a mesma calma no trânsito, mas vou conseguir!!!


A "véia" debaixo da cama...

Há algumas semanas eu estava falando com Thaís e a Sofia correu para falar comigo!
Ela disso morrendo de rir:
- Vovó Terezinha, o papai disse que tú fica embaixo da cama
Pedi para ela repetir e ela disse:
- Meu pai disse que você é a "véia" debaixo da cama
Eu ri muito...
Lembrei de Jeferson ter contado a versão dele desse história...
Agora não sei se Sofia entregou o pai dela, ou se ela é experta a ponto de colocar sobre seu pai a responsabilidade de algo que ela fez... risos

Em 22/Ago/2012

Jefferson: Tá ficando tão esperta... isso ela já era, tá ficando mais.
Jefferson: Na semana passada eu estava cantando uma música antiga, do tempo dos trapalhões: A véia debaixo da cama, a véia criava um cachorro, na noite que danava, cachorro latia e a véia dizia: Ai Ai Ai que acaba tudo, tanto bem que eu te queria.
Jefferson: já ouviu?
Jefferson: Ai vai aumentando os bichos e fazendo o inverso com cada um...
Terezinha: sim
Terezinha: lembro dessa musica em 1976
Terezinha: eu ainda era adolescente
Jefferson: Quando terminei de cantar o cachorro, o gato e a vaca... ela virou para mim e disse:
Jefferson: Papai, sabe quem é a véia debaixo da cama?
Jefferson: E eu disse: Não...
Jefferson: E ela logo respondeu: É a vovó Terezinha.
Jefferson: kkkkk
Terezinha: kkkkkkkkk
Jefferson: A thais quando ouviu, disse: O que?!
Terezinha: mas kem tem bicho é a vovo Xaxá
Jefferson: E ela confirmou: É sim, é a vovó Terezinha.
Terezinha: kkkkkkkkkkkkk
Jefferson: kkkkkkkk
Jefferson: Mas de onde essa menina tira essas idéias?

Travessuras e sustos


Em 08/08/2012, Jeferson me contou pelo skype:
- kkkkk... Hj ela caiu da cadeira... ficou brincando na hora do almoço e eu falando para ela sentar-se quieta e almoçar, ela fazendo de conta que não estava nem escutando, só foi eu virar e a cadeira caiu com ela...
mas a bichinha é rápida, se levantou antes da cadeira cair e nem caiu sentada com a cabeça no chão, caiu em pé... Não se machucou nem nada.
Masas dei mó bronca nela, ela ficou chorando e eu brigando com ela... Pois como ela se fez de que não tinha nem sentido susto, mostrei para ela que poderia ter se machucado feio.

Perguntei:  - E ela ainda almoçou?

Ao que ele respondeu: - Tranquila tranquila... Depois que enxugou as lágrimas, sentou na mesa quietinha e comeu tudinho. Depois fui pedir desculpas por ter falado alto com ela, mas que era para ela saber que era algo sério... E ela ficou me perguntando: Tu tá sério? Tá brincando naum? Tá falando sério agora ou tá brincando?


Depois ele me contou que semana passada a Sofia também aprontou...
Ela vive no sofá, sempre, ou vendo TV, vídeo, ou brincando... Acho até que é seu local predileto, mas semana passada ela tava pulando no sofá...
Ele disse que já falaram trocentas vezes que não pode, que é perigoso... pois bem...

Ela só não caiu de cabeça no chão, por que a Thais agarrou pelas pernas dela...
Pulou alto demais e o supapo de volta jogou o corpo dela para frente, ia cair de cara no chão.

Realmente Thais tem um reflexo, acho que herdou do seu Nirez (meu pai, seu avô)... Não era por menos que era a goleira da seleção de hand na universidade!!!



Visita de Tio Aislan


Passei alguns dias sem conseguir falar com Thaís... Até que um dia liguei e ela estava passeando...
Mas ainda teve a "audácia" de dizer que não consegue falar comigo porque eu não entro mais na net, que meus interesses agora são outro... Pode? Ow povo da língua grande... risos

Mas na verdade, eles estavam com visitas em casa...
Aislan foi passar alguns dias em Manaus com uma família amiga!
Na verdade ele é primo de Jeferson, mas foram criados e amam-se como irmãos!

Olha aí a postagem de Aislan para mim no face... hehehe... Foto de Sofia que ele registrou quando estava lá em Manaus. Na verdade a foto da postagem anterior é dessa sequência!

Olha a foto de Sofia com Maria Ester, filha do casal amigo de Aislan que ficou com eles...
Ela é uma criança adorável e Sofia ficava o tempo todo "cuidado" dela, ela tinha 1 ano e 8 meses, e tornou-se a mais nova amiguinha de Sofia que vivia com ela no quarto brincando, ensinando e argumentando.

Sofia será uma grande líder




Banho ao ar livre

Ainda no início de agosto, estava eu falando com Thaís no skype, quando chega Sofia pedindo para tomar banho... Thaís não se apressou e disse que iria logo mais...
Não demorou muito e Sofia passou para o quarto, tirou a roupa, pegou tudo que precisava para o banho e em vez de entrar no banheiro seguiu para a porta da rua...
Ela pegou uma bacia que estava na área de entrada da casa, encheu a bacia com água, e começou seu banho...
Fiquei tão feliz de vê-la tão independente...
Para Thaís isso é natural, pois incentiva essa autossuficiência e acompanha, mas para mim é novidade!
Na foto ao lado, podemos ver uma bacia ao fundo, essa é a área da casa de Thaís... Está sempre assim, lá é o playground de Sofia!!! hehehe

setembro 15, 2012

Dieta de Sofia

Tão interessante...
As coisas das quais não gostamos, geralmente não compramos, quando nascem os filhos, continuamos sem comprar e assim, condenamos nossos filhos a não desenvolverem o hábito de consumir aquele alimento!
Ou se oferecemos ao nossos filhos algo que não comemos, eles não se sentem estimulados a comer, pois não vêem nosso exemplo, ou não oferecemos com o estímulo suficiente para que eles se motivem a comer ou a gostar!
É comum pessoas urbanas não gostarem de comidas que são mais consumidas em cidades do interior, como buchada, panelada, língua de boi, tripa de porco, maxixe, quiabo, etc...
Eu nunca gostei muito de comida saudável... Quando casei nem gostava de feijão, de verdura, não comia nada cru! Adorava comer enlatados, frios ou sanduíches...
Thaís consequentemente, adquiriu hábitos parecidos com os meus!
Quando chegamos aos quarenta anos, ou perto disso, começamos a ter uma consciência maior do que realmente nos faz bem e vai influenciar em nossa qualidade de vida, isso melhora nossa saúde, mas o ideal seria que o hábito fosse desde cedo!
Hoje tenho uma dieta bem melhor que a que tinha quando Thaís nasceu, acabo reclamando dela hábitos que eu introduzi em sua dieta e hoje abandonei!!! O achocolatado que ela tanto gosto sei que é herança minha!
Mas com relação a Sofia isso tem sido bem melhor para ela do que foi para Thaís, Jeferson tem o cuidado de introduzir e incentivar hábitos saudáveis na dieta de Sofia e isso repercute também na dieta de Thaís!

Jeferson me relatou:

Hoje a Sofia comeu frango cozido, com arroz, feijão, macarrão, alface, tomate, pepino e broto de feijão... Comeu tudinho tranquila e gostou...
E consigo preparar tudo em uma hora,
Lavei louça, dei banho na Sofia, arrumei ela, tomei banho, me arrumei e fiquei esperando a thais, tudo em uma hora e meia.
Mas fico feliz que estou regrando a alimentação da Sofia. Nisso ela está ficando mais saudável.
Não quero que nossos maus hábitos se reflitam nela...
Uma vez ao mês, eu premio ela com um ou dois copos de refrigerante.
Ontem, eram 2 da madruga e Sofia acordou querendo beber água, mas fica meio perdida na casa...
Ae quando abriu a geladeira, e viu as maçâs, queria comer maçã aquela hora...
A thais nunca ia fazer isso, se tivesse fome, ia comer bolacha e leite com nescau. kkkk
Eu fiquei rindo, mas fiquei feliz por dentro, por causa do que ela tinha escolhido para comer.
olha só. kkkkk

A dieta de Sofia já ajudou a livrar-la de medicação para ajudar no funcionamento de seu intestino. Thaís e Jeferson decidiram que não dariam mais o tal minilax e tudo está funcionando a contento (15/ago/12)